A Psicologia como ciência que busca estudar e compreender os fenômenos do comportamento humano vem se deparando cada dia com novas possibilidades e assim ampliando cada vez mais seu campo de atuação. Hoje podemos encontrar o profissional desta área do saber cientifico no campo jurídico, esportivo, escolar, organizacional, institucional entre outros; sempre com a preocupação do se fazer presente de forma ética e responsável, se pautando em referenciais de atuação e nas resoluções normativas técnicas de trabalho do Conselho Federal de Psicologia.

psicologia

entenda a

Vislumbrando uma demanda da população que procura atendimentos às suas necessidades, que se encontra em outros países ou em municípios onde não é possível se consultar com um profissional qualificado, o CFP – Conselho Federal de Psicologia – criou em 2005 a Resolução 0012/05 que, normatiza e regulamenta o atendimento destes profissionais por meio da utilização de instrumentos da informática pela internet para assim, se apropriarem desta demanda de atuação e poderem desenvolver pesquisas e métodos cada vez mais eficazes para este campo de atuação.

 

Por meio da Resolução CFP 0011/12, a resolução vigente veio a ser revogada e substituída por uma nova normativa de trabalho. Hoje para que o psicólogo possa atender esta população necessariamente deve estar inscrito e em dia com o respectivo órgão de classe regional (CRP – Conselho Regional de Psicologia), ter site inscrito e certificado pelo CFP e estar de acordo com a Resolução CFP 0011/12.

 

Nesta intenção nós da Clínica Tela Viva, com a visão de ampliar nosso campo de atuação, aprofundar e expandir nossos horizontes criamos esta pagina nos padrões para atender a esta demanda. Sabemos que muitos são os desafios quando se busca a inovação e novas tecnologias, no entanto, é justamente no encontro entre teoria e a prática que se faz o conhecimento de fato.

 

Segundo a Resolução CFP 0011/12, o atendimento a ser realizado pelo psicólogo em espaços virtuais se dá de forma pontual, diretiva e especifica, ou melhor, se trata de Orientação Psicológica e não um processo de Psicoterapia ou Análise. Segundo esta normativa o trabalho do psicólogo será o que chamamos de Orientações Psicológicas, onde em poucas sessões o profissional irá acolher e orientar pautado na referencia teórica de trabalho, devendo não se estender além de 20 sessão permitidas. Durante este processo o profissional pode ainda fazer uso de instrumentos de avaliação psicológica, devendo pontuar sua necessidade e objetivo ao cliente.

 

Mesmo não tendo um caráter Psicodiagnóstico, a Orientação online pode vir a levantar hipóteses e quando necessário o cliente pode ser orientado a buscar um atendimento presencial para avaliação mais complexa e assim ter uma atenção maior em suas necessidades.

Vários são os ganhos com esta técnica de atendimento. O Auto conhecimento e suporte tem sido de grande valia e apreciação de pessoas no mundo inteiro, tendo se mostrado agente de grandes transformações e relevância prática.

 

 

Telefone: 12 3682-1587
Rua Irmã Maria Rita de Moura, 173, Independência- Taubaté / SP